Informações gerais Voltar ao menu principal
 


O 1o Simpósio Latinoamericano de Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação de Patrimônio Cultural (LASMAC 2007) tem como objetivo apresentar e discutir a pesquisa recente, os resultados e as direções futuras da utilização de métodos físicos e químicos, em especial as metodologias nucleares não-destrutivas, no estudo de objetos arqueológicos, de arte e do patrimônio cultural. No cenário internacional estes métodos foram estabelecidos há algumas décadas, tanto por pesquisadores de universidades, como por laboratórios diretamente vinculados a grandes museus ou laboratórios de conservação e restauração. As aplicações nucleares na arte e na arqueologia são relativamente recentes, principalmente na América Latina. No Brasil, os primeiros trabalhos foram realizados a partir do início da década de 90, e em outros países, como o México, datam do final da década de 90. A evolução do envolvimento da comunidade científica nesta área pode ser acompanhada pelos eventos realizados a partir de 1996. Veja a lista dos eventos anteriores.

Como o espectro de técnicas e metodologias empregadas neste campo é bastante amplo, abarcando várias áreas do conhecimento e tipos de aplicações, ficou evidente a necessidade da realização de fóruns mais específicos quanto à temática, e mais amplos quanto à abrangência da comunidade envolvida, sendo este um dos focos principais deste encontro. Este simpósio propõe juntar físicos, químicos, os arqueólogos, conservadores e restauradores.

Público Alvo

O público alvo compõe-se de conservadores e restauradores de bens culturais, de arqueólogos, de arquitetos, de cientistas:físicos, químicos, biólogos, etc. e de outros profissionais que atuam na interface de aplicação de métodos físicos e químicos para estudos na área de arqueometria, arte e preservação de bens culturais conservadores e restauradores. A capacidade do evento será para até 300 participantes.

Para maiores informações ou perguntas, por favor entre em contato com os organizadores.
Contato